Você acredita que a educação tem que ser prioridade?

Belo Poema

PROFESSOR
Ontem... Hoje... Sempre... Professor!!!

O tempo não para...
Já dizia o poeta...
Tem razão...
O mundo está cada vez mais...
Globalizado...
Internet...
Satélites e mais satélites...
Celulares... Sons... Imagens...
Games, mp3, mp4... mp5, mp6...
Daqui alguns segundos...
Vão surgir outras novidades...
E o povo passa fome...
Canta outro poeta...
E neste dia especial...
Confesso minha emoção...
Sempre acreditei...
Desde minha infância......
Na magia daquele pó de giz...
No velho quadro negro da escola..
Na caneta que arrepia...
Na enorme lousa branca...
Que não consigo apagar
Da memória....
E guardo comigo a esperança...
De cada olhar e sorriso...
Dos colegas,
Dos pais,
Dos alunos...
E quando estou em casa
Nos meus momentos...
Mais íntimos de oração...
Agradeço!!!
Sei que é minha missão educar!!!
Sei que é minha missão...
Despertar,
Os alunos para a vida...
Mas, sei que não sou máquina...
Por isso, também vou lutar...
Sou ser humano...
Sou de verdade...
Nada virtual...
Quero viver e morrer... Com dignidade...
Estou farto de promessas...
Entra governo sai governo...
E para nós... O que sobra é quase nada...
Gerson Alves-Viamão-RS

Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

Turma da Monica - Um dia no Circo

Plano De Aula

Escola Paroquial Cristo Rei
Série: 3ª ano
Cursistas: Carina Soares Ribeiro e Ivanilde Vilanova de Macêdo Miranda.
Curso: Ensinando E Aprendendo Com As Tic - Eproinfo
Disciplina: Língua Portuguesa e Ensino religioso.

Habilidades:

- Observar e ouvir com atenção;
- Comentar história exibida em material digital;
- Interpretar a história oralmente, e através da escrita;
- Produzir texto sobre a interpretação do vídeo;
- Ler informações contidas em imagens;
- Reconhecer o valor humano que deve ter com os outros;
- Listar atitudes e consequências importantes que observou.

Conteúdos:
- Texto de gênero narrativo;
- Texto audiovisual;
- Produção de texto;
- Leitura de imagem;

Situação Didática:

- Assistir o vídeo: Turma da Mônica em: Um dia no circo, no data show, em seguida organizar uma conversa com a turma sobre os acontecimentos e sequências da história. Pedir que os alunos reflitam sobre a atitude e expressem oralmente.
- Logo após entregar uma atividade de produção textual pra que os alunos escrevam sobre o vídeo tentando recontar a história. Assim que terminarem alguns alunos lerão as suas produções e os demais observarão se coincidi com a história do vídeo e se seguiu uma sequência de cenas.

Recursos Didáticos:

- Computador com acesso a internet;
- Data show;
- Papel sulfite;
- Caderno de produção textual do aluno

Avaliação:

Acontecerá observação do interesse e participaçãono decorrer da aula através de dos alunos e da produção textual feita por eles.

Referências:

-IAS - Sistemática de Matriz e habilidades do programa;
- Site: Portal do professor;
- Site: WWW.youtube.com;

Descrição do processo:
Na execução da nossa aula usamos: Data Show, Máquina digital, Note Book, Microfone e caixa de som.
Depois de todo o processo de planejamento, realizamos a nossa aula com os alunos reunidos em uma sala e com uma conversa inicial sobre o que seria abordado no vídeo e que seria necessário muita atenção e comportamento pra a compreenção do mesmo no Data Show, posteriormente realizamos a apresentação do vídeo. Os alunos compreenderam a história, e conseguiram participar das discussões narrando o inicio, o meio e o fim e relacionando com situações do cotidiano.
A apresentação vídeo foi bastante enriquecedora e fazia parte de nosso planejamento. Durante a realização de nossa aula conseguimos trabalhar além da disciplina de Língua Portuguesa, Ensino Religioso também se tratava de um vídeo que trabalhava valores do nosso cotidiano. E assim demos por encerrado um dos nossos vídeos trabalhado em nossa sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário