Você acredita que a educação tem que ser prioridade?

Belo Poema

PROFESSOR
Ontem... Hoje... Sempre... Professor!!!

O tempo não para...
Já dizia o poeta...
Tem razão...
O mundo está cada vez mais...
Globalizado...
Internet...
Satélites e mais satélites...
Celulares... Sons... Imagens...
Games, mp3, mp4... mp5, mp6...
Daqui alguns segundos...
Vão surgir outras novidades...
E o povo passa fome...
Canta outro poeta...
E neste dia especial...
Confesso minha emoção...
Sempre acreditei...
Desde minha infância......
Na magia daquele pó de giz...
No velho quadro negro da escola..
Na caneta que arrepia...
Na enorme lousa branca...
Que não consigo apagar
Da memória....
E guardo comigo a esperança...
De cada olhar e sorriso...
Dos colegas,
Dos pais,
Dos alunos...
E quando estou em casa
Nos meus momentos...
Mais íntimos de oração...
Agradeço!!!
Sei que é minha missão educar!!!
Sei que é minha missão...
Despertar,
Os alunos para a vida...
Mas, sei que não sou máquina...
Por isso, também vou lutar...
Sou ser humano...
Sou de verdade...
Nada virtual...
Quero viver e morrer... Com dignidade...
Estou farto de promessas...
Entra governo sai governo...
E para nós... O que sobra é quase nada...
Gerson Alves-Viamão-RS

Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Memorial( Carina)-Minhas experiências.

Durante o curso Ensinando e Aprendendo com as TICS tive a oportunidade de aprender muitas coisas para o bom uso das tecnologias na educação, acredito que a escola deve incluir em seu currículo princípios básicos de organizações de conhecimento e de articulações entre o que se aprende na escola e o que se é desenvolvido na sociedade real, e essa integração se dá com o uso da tecnologia no currículo. Durante o curso foi esclarecido o conceito de Wikipédia que é uma enciclopédia livre que todos podem editar e pesquisar. Com a minha navegação neste Hipertexto chamado Wikipédia foi possível perceber que é uma ferramenta muito útil para a pesquisa escolar dos alunos, pois estes encontram rapidamente o assunto desejado e faz com que o tempo de estudo seja melhor aproveitado, já tinha esse conhecimento e já usava essa ferramenta, mas o curso mostrou-me uma visaão mais ampla e grandiosa.
Foi possível durante o curso elaborar e executar aulas com material digital, foi uma prática inovadora para mim como educadora e para meus alunos como aprendizes daquela prática, senti-me entusiasmada com o resultado que obtive e continuarei com essa metodologia que é encantadora e envolvente. Foi possível navegar em vários portais da internet em busca de um vídeo adequado para o conteúdo escolhido, conhecendo assim vários mecanismos de pesquisa e várias opções de escolha. Descobri criando objeto hipermídia é que as tecnologias digitais remetem a várias possibilidades de uso desta como ferramenta prazerosa e estimulante da aprendizagem. Dessa forma foi possível experimentar uma nova forma de adquirir recursos lúdicos de ensino e aprendizagem. Foi visto que é valioso o uso das tecnologias, e que esta nos dar abertura para criar novas estratégias que viabilize a melhoria da aprendizagem dos alunos com a integração entre tecnologia e currículo
O curso contribuiu para algumas mudanças na minha prática pedagógica, no sentido de aguçar e melhorar cada vez mais a vontade de buscar e usar com mais freqüência novos recursos tecnológicos para a execução das minhas aulas. Como também foi possível perceber um maior interesse dos alunos em aprender com o uso dessas tecnologias que é sim um mundo envolvente e novo, apesar de estarmos na era digital, algumas de nossas crianças não tem acesso á um computador, e é no espaço escolar um grande e importante local pra que esse encontro aconteça e aconteça de forma lúdica,porém com informação e sucesso.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Integração entre tecnologia e currículo

O currículo desenvolvido na ação com integração de tecnologia é o meio mais dinâmico para a mudança da forma de aprendizagem dos alunos. Sabendo que vivemos em uma sociedade caracterizada pela cultura tecnológica e que não temos como fugir desta integração na escola. Dessa forma entende-se que a tecnologia integrada ao currículo nos mostra grandes potencialidades de seu uso com ênfase educativa.
O cuidado que devemos ter é de inserir essa prática curricular tecnológica em um projeto claro com objetivos definidos e com a intenção de desenvolver capacidades de pensar e aprender com a inserção de tecnologias na prática.
Com tudo, sabe-se que a integração entre tecnologia e currículo dá muito respaldo para acontecer mudanças na aprendizagem dos alunos e do educador, pois com um currículo diferenciado e inovador que busca atualizar o modo de ensinar através da tecnologia, mudar-se-á a forma de gestão da sala de aula, isto é, se realmente compreendermos a dinâmica de currículo que queremos desenvolver em nossas escola.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Unid. 4- ativ-2B - Plano de aula Parte do Projeto Navegando na Leitura


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa.
ANO: 1º TURMA: 3º ano Maurício de Sousa e 3º ano Vinícius de Moraes - Vespertino
DATA DA REALIZAÇÃO DA AULA: 26/11/2010
RESPONSÁVEL: Ivanilde Vilanova de M. Miranda e Carina Soares Ribeiro.
2. COMPETÊNCIAS:
Conhecer textos hipermídia; Ler fluentemente e com prazer;
Integrar-se com a tecnologia; Participar ativamente da aula através dos meios tecnológicos; Produzir textos a partir de observações próprias de leituras e imagens.
3. COMPONENTE CURRICULAR: Leitura

4. HABILIDADES:
Compreender que a leitura pode ser feita de diversas formas;
Identificar a importância da leitura;
Identificar alguns recursos tecnológicos que podem ser usados em sala;
Reconhecer a leitura de imagens;
Analisar e criar produções escritas.
5. EIXO:
Leitura e escrita

6. CONTEÚDOS:
Textos narrativos, contos, fábulas;
Poesias;
Histórias em quadrinhos;

7. SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Iniciar a aula motivando os alunos a lerem textos no data show com o uso do computador e internet. Em seguida os alunos serão encaminhados para a sala de vídeo para visualizarem no data show textos ilustrados da internet. Em outro momento a professora fará a leitura de conto enquanto os alunos visualizarão a imagem no computador seguindo uma seqüência lógica dos fatos.
Após lerem o texto no data show conversaremos com os alunos sobre o assunto dando ênfase para:
• Os tipos de textos que apareceram na tela;
• As ações dos personagens e suas conseqüências;
• O início, meio e fim do enredo da história;

Em seguida iremos solicitar que os alunos façam a leitura e interpretarão oralmente e através de produções escritas em atividade digitada com orientações do professor.

8. RECURSOS DIDÁTICOS;
Computador;
Data show;
Papel sulfite;
Maquina fotográfica;
Impressora;
Site: http://sitededicas.uol.com.br/contos

9. AVALIAÇÃO;
Será realizada após observação e a coerência nas interpretações orais e produções escritas;
Será observada a
participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.
Observar a compreensão dos alunos em relação as atividades desenvolvidas

10. TEMPO PREVISTO: 04 horas
11. REFERÊNCIAS:
Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Língua Portuguesa)
Matriz de habilidades – IAS
Sites: http://sitededicas.uol.com.br/contos
Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)

RELATO DO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE AULA

Durante a execução da aula citada acima, os alunos se mostraram muito interessados e curiosos para vivenciarem essa experiência. Ficaram atentos e participativos durante a leitura feita pela professora com o uso do material digital. Leram vários tipos de textos durante a aula no data show e visualizaram várias imagens seqüenciais pelas quais os ajudaram na interpretação dos textos e na produção escrita individuais. Percebeu-se que foi muito prazeroso para eles e para o professor todo esse contexto de ensino e aprendizagem.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Unid. 4- Ativ. 2A - Socializando experiencia com projetos na escola



Projeto em sala com uso de tecnologia
Minha experiência vivenciada com projeto em sala de aula envolvendo o uso de tecnologia, envolveu alguns conteúdos curriculares que foram trabalhados com recursos tecnológicos.
Foi desenvolvido um projeto de Germinação, pelo qual os alunos fizeram uso de computadores como recurso de pesquisa na internet. Buscando os conteúdos trabalhados no projeto desenvolvido em sala e que foi culminado em uma Amostra de Ciências da escola.
O projeto Germinação (Ciências) mostrou as fases da germinação das plantas aos alunos assim como desenvolveu a seqüência lógica a atenção e concentração do educandos, fez com que os alunos entendam a importância da preservação do meio ambiente, adquirindo noções básicas de plantação e cultivo das plantas, apresentou a importância da água para os seres vivos, a metamorfose das plantas, Levou os alunos a fazerem leituras sobre o tema (Língua portuguesa) e cálculos de dias de duração da germinação (Matemática), mostrou noção de tempo, e fez com que relatassem suas experiências orais e através de produções de texto escrito.
A internet usada pelos alunos facilitou muito o trabalho de investigação dos conteúdos, como também deu abertura para ampliar seus conhecimentos e compreender os conteúdos.

PROJETO GERMINAÇÃO...
A Sementinha
- Eixos temáticos: Natureza, Sociedade, Português e Artes
- Turma: Vinícius de Moraes e Maurício de Sousa do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Paroquial Cristo Rei. Professora: Carina Soares Ribeiro; Ivanilde Vilanova de Macêdo Miranda.
- Tempo de duração: de 2 à 3 semanas
APRESENTAÇÃO: O projeto Germinação... A Sementinha surgiu através da necessidade de mostrar aos educandos como ocorre o processo de germinação das sementes, para que as mesmas estejam de forma ativa participando da construção de seus saberes. JUSTIFICATIVA: Ressaltar a importância de preservar as plantações, o solo, o ar e água através de formas inovadoras, que deixam de lado o tradicionalismo, faz-se necessário, para que o educando aprenda com o próprio meio em que vive, já que é impossível separar a educação do nosso dia a dia, por tudo isso, mostrar o crescimento da sementinha torna-se muito importante, para que a criança compreenda que não podemos interromper os processos da natureza e muito menos destruí-la. OBJETIVOS: - Mostrar as fases da germinação das plantas; - Desenvolver a sequência lógica, atenção e concentração do educandos; - Fazer com que os alunos entendam a importância da preservação do meio ambiente, adquirindo noções básicas de plantação e cultivo das plantas; - Apresentar a importância da água para os seres vivos, a metamorfose das plantas, dos animais e as fases da vida; - Levar os alunos para vivenciarem uma experiência no campo, visando o contato com a natureza, plantações, animais e enfatizar a importância de respeitá-la; - Acompanhar e descobrir como crescem as plantas, suas partes e suas funções; - Criar um ambiente agradável e prazeroso para a aprendizagem, onde é permito errar e entender que o erro nos faz crescer.

Unid. 4- Ativ.1 Possibilidades de mudanças no currículo

É visível que usando computadores e internet nas atividades curriculares continuamente faremos mudanças significativas na forma de o aluno aprender, pois será uma aprendizagem interativa e lúdica, onde os alunos se sentirão atraídos pelo conteúdo multimídia. Dessa forma haverá mudanças em nossa atuação docente, as mudanças das estratégias de ensino com o apoio das tecnologias tornarão as aulas mais interessantes. O que devemos ter cuidado é para que o aluno não fique falando e escrevendo apenas o “internetês”, todavia deverá aprender bem o português correto,sendo que os alunos devem usar cada linguagem no ambiente certo. Mas o mais valioso do uso das tecnologias é que esta nos dar abertura para criar novas estratégias que viabilize a melhoria da aprendizagem dos alunos.
É bom perceber que os alunos manterão uma nova postura do aprender com o uso da tecnologia em sala de aula, o aluno terá uma nova oportunidade para ampliar os conhecimentos já adquirido, e como diz Pedro Demo, o aluno aprenderá sem pressão o que lhe é de interesse, a nomeada “Aprendizagem situada”, pois aprenderão coisas que realmente lhe interessam para a sua vida, que vêem falar cotidianeamente e lhes despertem interesse. Como também enriquecerão o que é aprendido na escola de uma forma mais dinâmica.
Contudo, percebe-se que a escola atualmente não pode ficar de fora das habilidades do século XXI, que não está devidamente contextualizada no ambiente escolar. Sendo assim temos que, nós educadores nos unirmos com nossos alunos para apliarmos nossos conhecimentos com a ajuda dos recursos tecnológicos, pois eles não são um dificultador, mas é um suporte benéfico para a aprendizagem escolar.