quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Unid. 4- ativ-2B - Plano de aula Parte do Projeto Navegando na Leitura
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa.
ANO: 1º TURMA: 3º ano Maurício de Sousa e 3º ano Vinícius de Moraes - Vespertino
DATA DA REALIZAÇÃO DA AULA: 26/11/2010
RESPONSÁVEL: Ivanilde Vilanova de M. Miranda e Carina Soares Ribeiro.
2. COMPETÊNCIAS:
Conhecer textos hipermídia; Ler fluentemente e com prazer;
Integrar-se com a tecnologia; Participar ativamente da aula através dos meios tecnológicos; Produzir textos a partir de observações próprias de leituras e imagens.
3. COMPONENTE CURRICULAR: Leitura
4. HABILIDADES:
Compreender que a leitura pode ser feita de diversas formas;
Identificar a importância da leitura;
Identificar alguns recursos tecnológicos que podem ser usados em sala;
Reconhecer a leitura de imagens;
Analisar e criar produções escritas.
5. EIXO:
Leitura e escrita
6. CONTEÚDOS:
Textos narrativos, contos, fábulas;
Poesias;
Histórias em quadrinhos;
7. SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Iniciar a aula motivando os alunos a lerem textos no data show com o uso do computador e internet. Em seguida os alunos serão encaminhados para a sala de vídeo para visualizarem no data show textos ilustrados da internet. Em outro momento a professora fará a leitura de conto enquanto os alunos visualizarão a imagem no computador seguindo uma seqüência lógica dos fatos.
Após lerem o texto no data show conversaremos com os alunos sobre o assunto dando ênfase para:
• Os tipos de textos que apareceram na tela;
• As ações dos personagens e suas conseqüências;
• O início, meio e fim do enredo da história;
Em seguida iremos solicitar que os alunos façam a leitura e interpretarão oralmente e através de produções escritas em atividade digitada com orientações do professor.
8. RECURSOS DIDÁTICOS;
Computador;
Data show;
Papel sulfite;
Maquina fotográfica;
Impressora;
Site: http://sitededicas.uol.com.br/contos
9. AVALIAÇÃO;
Será realizada após observação e a coerência nas interpretações orais e produções escritas;
Será observada a
participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.
Observar a compreensão dos alunos em relação as atividades desenvolvidas
10. TEMPO PREVISTO: 04 horas
11. REFERÊNCIAS:
Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Língua Portuguesa)
Matriz de habilidades – IAS
Sites: http://sitededicas.uol.com.br/contos
Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)
RELATO DO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE AULA
Durante a execução da aula citada acima, os alunos se mostraram muito interessados e curiosos para vivenciarem essa experiência. Ficaram atentos e participativos durante a leitura feita pela professora com o uso do material digital. Leram vários tipos de textos durante a aula no data show e visualizaram várias imagens seqüenciais pelas quais os ajudaram na interpretação dos textos e na produção escrita individuais. Percebeu-se que foi muito prazeroso para eles e para o professor todo esse contexto de ensino e aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário