Você acredita que a educação tem que ser prioridade?

Belo Poema

PROFESSOR
Ontem... Hoje... Sempre... Professor!!!

O tempo não para...
Já dizia o poeta...
Tem razão...
O mundo está cada vez mais...
Globalizado...
Internet...
Satélites e mais satélites...
Celulares... Sons... Imagens...
Games, mp3, mp4... mp5, mp6...
Daqui alguns segundos...
Vão surgir outras novidades...
E o povo passa fome...
Canta outro poeta...
E neste dia especial...
Confesso minha emoção...
Sempre acreditei...
Desde minha infância......
Na magia daquele pó de giz...
No velho quadro negro da escola..
Na caneta que arrepia...
Na enorme lousa branca...
Que não consigo apagar
Da memória....
E guardo comigo a esperança...
De cada olhar e sorriso...
Dos colegas,
Dos pais,
Dos alunos...
E quando estou em casa
Nos meus momentos...
Mais íntimos de oração...
Agradeço!!!
Sei que é minha missão educar!!!
Sei que é minha missão...
Despertar,
Os alunos para a vida...
Mas, sei que não sou máquina...
Por isso, também vou lutar...
Sou ser humano...
Sou de verdade...
Nada virtual...
Quero viver e morrer... Com dignidade...
Estou farto de promessas...
Entra governo sai governo...
E para nós... O que sobra é quase nada...
Gerson Alves-Viamão-RS

Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Unid. 4- ativ-2B - Plano de aula Parte do Projeto Navegando na Leitura


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa.
ANO: 1º TURMA: 3º ano Maurício de Sousa e 3º ano Vinícius de Moraes - Vespertino
DATA DA REALIZAÇÃO DA AULA: 26/11/2010
RESPONSÁVEL: Ivanilde Vilanova de M. Miranda e Carina Soares Ribeiro.
2. COMPETÊNCIAS:
Conhecer textos hipermídia; Ler fluentemente e com prazer;
Integrar-se com a tecnologia; Participar ativamente da aula através dos meios tecnológicos; Produzir textos a partir de observações próprias de leituras e imagens.
3. COMPONENTE CURRICULAR: Leitura

4. HABILIDADES:
Compreender que a leitura pode ser feita de diversas formas;
Identificar a importância da leitura;
Identificar alguns recursos tecnológicos que podem ser usados em sala;
Reconhecer a leitura de imagens;
Analisar e criar produções escritas.
5. EIXO:
Leitura e escrita

6. CONTEÚDOS:
Textos narrativos, contos, fábulas;
Poesias;
Histórias em quadrinhos;

7. SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Iniciar a aula motivando os alunos a lerem textos no data show com o uso do computador e internet. Em seguida os alunos serão encaminhados para a sala de vídeo para visualizarem no data show textos ilustrados da internet. Em outro momento a professora fará a leitura de conto enquanto os alunos visualizarão a imagem no computador seguindo uma seqüência lógica dos fatos.
Após lerem o texto no data show conversaremos com os alunos sobre o assunto dando ênfase para:
• Os tipos de textos que apareceram na tela;
• As ações dos personagens e suas conseqüências;
• O início, meio e fim do enredo da história;

Em seguida iremos solicitar que os alunos façam a leitura e interpretarão oralmente e através de produções escritas em atividade digitada com orientações do professor.

8. RECURSOS DIDÁTICOS;
Computador;
Data show;
Papel sulfite;
Maquina fotográfica;
Impressora;
Site: http://sitededicas.uol.com.br/contos

9. AVALIAÇÃO;
Será realizada após observação e a coerência nas interpretações orais e produções escritas;
Será observada a
participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.
Observar a compreensão dos alunos em relação as atividades desenvolvidas

10. TEMPO PREVISTO: 04 horas
11. REFERÊNCIAS:
Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Língua Portuguesa)
Matriz de habilidades – IAS
Sites: http://sitededicas.uol.com.br/contos
Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)

RELATO DO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE AULA

Durante a execução da aula citada acima, os alunos se mostraram muito interessados e curiosos para vivenciarem essa experiência. Ficaram atentos e participativos durante a leitura feita pela professora com o uso do material digital. Leram vários tipos de textos durante a aula no data show e visualizaram várias imagens seqüenciais pelas quais os ajudaram na interpretação dos textos e na produção escrita individuais. Percebeu-se que foi muito prazeroso para eles e para o professor todo esse contexto de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário