Você acredita que a educação tem que ser prioridade?

Belo Poema

PROFESSOR
Ontem... Hoje... Sempre... Professor!!!

O tempo não para...
Já dizia o poeta...
Tem razão...
O mundo está cada vez mais...
Globalizado...
Internet...
Satélites e mais satélites...
Celulares... Sons... Imagens...
Games, mp3, mp4... mp5, mp6...
Daqui alguns segundos...
Vão surgir outras novidades...
E o povo passa fome...
Canta outro poeta...
E neste dia especial...
Confesso minha emoção...
Sempre acreditei...
Desde minha infância......
Na magia daquele pó de giz...
No velho quadro negro da escola..
Na caneta que arrepia...
Na enorme lousa branca...
Que não consigo apagar
Da memória....
E guardo comigo a esperança...
De cada olhar e sorriso...
Dos colegas,
Dos pais,
Dos alunos...
E quando estou em casa
Nos meus momentos...
Mais íntimos de oração...
Agradeço!!!
Sei que é minha missão educar!!!
Sei que é minha missão...
Despertar,
Os alunos para a vida...
Mas, sei que não sou máquina...
Por isso, também vou lutar...
Sou ser humano...
Sou de verdade...
Nada virtual...
Quero viver e morrer... Com dignidade...
Estou farto de promessas...
Entra governo sai governo...
E para nós... O que sobra é quase nada...
Gerson Alves-Viamão-RS

Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Memorial( Carina)-Minhas experiências.

Durante o curso Ensinando e Aprendendo com as TICS tive a oportunidade de aprender muitas coisas para o bom uso das tecnologias na educação, acredito que a escola deve incluir em seu currículo princípios básicos de organizações de conhecimento e de articulações entre o que se aprende na escola e o que se é desenvolvido na sociedade real, e essa integração se dá com o uso da tecnologia no currículo. Durante o curso foi esclarecido o conceito de Wikipédia que é uma enciclopédia livre que todos podem editar e pesquisar. Com a minha navegação neste Hipertexto chamado Wikipédia foi possível perceber que é uma ferramenta muito útil para a pesquisa escolar dos alunos, pois estes encontram rapidamente o assunto desejado e faz com que o tempo de estudo seja melhor aproveitado, já tinha esse conhecimento e já usava essa ferramenta, mas o curso mostrou-me uma visaão mais ampla e grandiosa.
Foi possível durante o curso elaborar e executar aulas com material digital, foi uma prática inovadora para mim como educadora e para meus alunos como aprendizes daquela prática, senti-me entusiasmada com o resultado que obtive e continuarei com essa metodologia que é encantadora e envolvente. Foi possível navegar em vários portais da internet em busca de um vídeo adequado para o conteúdo escolhido, conhecendo assim vários mecanismos de pesquisa e várias opções de escolha. Descobri criando objeto hipermídia é que as tecnologias digitais remetem a várias possibilidades de uso desta como ferramenta prazerosa e estimulante da aprendizagem. Dessa forma foi possível experimentar uma nova forma de adquirir recursos lúdicos de ensino e aprendizagem. Foi visto que é valioso o uso das tecnologias, e que esta nos dar abertura para criar novas estratégias que viabilize a melhoria da aprendizagem dos alunos com a integração entre tecnologia e currículo
O curso contribuiu para algumas mudanças na minha prática pedagógica, no sentido de aguçar e melhorar cada vez mais a vontade de buscar e usar com mais freqüência novos recursos tecnológicos para a execução das minhas aulas. Como também foi possível perceber um maior interesse dos alunos em aprender com o uso dessas tecnologias que é sim um mundo envolvente e novo, apesar de estarmos na era digital, algumas de nossas crianças não tem acesso á um computador, e é no espaço escolar um grande e importante local pra que esse encontro aconteça e aconteça de forma lúdica,porém com informação e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário